Publicações

Artigos completos publicados em periódicos

  • REZENDE, Joseane Rosa Santos. Aprendizagem colaborativa no ensino de Libras como segunda língua para alunos ouvintes. CALETROSCÓPIO, v. 8, p. 34-49, 2020.

 

  •  REZENDE, Joseane Rosa Santos et al. Tecnologias digitais aliadas ao ensino da Libras: um relato de experiência no IFB. Revista Nova Paideia – Revista Interdisciplinar em Educação e Pesquisa, v. 1, p. 50-64, 2019.

 

  • REZENDE, Joseane Rosa Santos. Inclusão Social: Libras – Língua Falada com as Mãos. Revista Eletrônica da Faculdade de Ceres, v. 6, p. 1-7, 2017.

Capítulos de livros publicados

  • ARAÚJO, Ana Karoline Versiane Soares et al. Leis, decretos e formação docente em língua brasileira de sinais: já temos o suficiente?. In: Viviane Brás dos Santos; Ana Cecilia dos Reis; Maria Iraídes da Silva Barreto. (Org.). Caminhos da educação: debates e desafios contemporâneos. 1 ed. São Paulo: Editora Dialética, 2023, v. 5, p. 413-430.

 

  • DURANTE, A. C. P. B.; REZENDE, J. R. S. A interação com os pares e a resposta à escrita: percepções a partir de experiências de escrita acadêmica. In: Ana Carolina Parolini Borges Durante; Joseane Rosa Santos Rezende; Valeska Virgínia Soares Souza. (Org.). Escrita da pesquisa qualitativa: um panorama sobre o processo de autoria. 1ed.Curitiba: Editora, 2024, v. 1, p. 163-185.

 

  • DURANTE, A. C. P. B.; REZENDE, J. R. S.; SOUZA, V. V. S. Escrita colaborativa da obra: contextualizando o processo. In: Ana Carolina Parolini Borges Durante; Joseane Rosa Santos Rezende; Valeska Virgínia Soares Souza. (Org.). Escrita da pesquisa qualitativa: um panorama sobre o processo de autoria. 1ed.Curitiba: Editora Bagai, 2024, v. 1, p. 8-16.

 

  • REZENDE, Joseane Rosa Santos; ARAÚJO, Klebia Souza ; FIGUEIREDO, Francisco José Quaresma de; FARIA, Juliana Guimarães. A contribuição do uso de jogos na perspectiva da aprendizagem colaborativa em uma aula da disciplina de Introdução à Língua Brasileira de Sinais. In: Priscila Renata Gimenez; Rubens Damasceno-Morais. (Org.). Pesquisas em Ação. 1 ed. Goiânia: Cegraf UFG, 2023, v. 1, p. 437-461.

 

  • REZENDE, Joseane Rosa Santos; MACEDO, Elaine Gregório Aureliano da Cruz; COSTA, Soráia Vidal; FARIA, Keila Cristina Silva. Soletrando com as mãos. Educação: Sociedade Civil, Estado e Políticas Educacionais 3. 1 ed.: Atena Editora, 2021, p. 223-227. 

 

  • REZENDE, J. R. S.; MARAFON, T. F. A. C. Princípios de ativação, reativação e desativação em contexto de língua de herança. In: Kátia de Abreu Chulata; Vânia Cristina Casseb-Galvão. (Org.). Língua de herança em incursões teórico-descritivas: vozes da comunidade brasileira em Pescara – IT. 1 ed. Lecce: Pensa MultiMedia Editore s.r.l., 2021, v. 1, p. 99-114.

 

  • REZENDE, Joseane Rosa Santos; MENDES, Núbia Flávia Oliveira ; CHAVES, Rosenir Martins Nunes; SANTOS, Sylvana Karla da Silva de Lemos; OLIVEIRA, Valdilene Chaves Furtado de. Tecnologias digitais aliadas ao ensino da Libras: um relato de experiência no IFB. In: Américo Juniior Nunes da Silva. (Org.). Educação: Agregando, Incluindo e Almejando Oportunidades 3. 1 ed.: Atena Editora, 2020, v. , p. 150-165.

 

  • REZENDE, Joseane Rosa Santos; FARIA, Juliana Guimarães. A aprendizagem colaborativa e o uso de jogos na aprendizagem de Libras como L2. In: Juliana Guimarães Faria; Tânia Ferreira Rezende. (Org.). Expressões Sinalizadas. 1 ed. Goiânia: Cegraf UFG, 2019, v. 1, p. 296-319.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos

  • REZENDE, J. R. S.. O uso do lúdico no ensino para surdos. In: VI Simpósio Internacional de Ensino de Língua Portuguesa, 2016, Uberlândia. Uberlândia: EDUFU, 2016. v. 4. p. 1464-1469.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos

  • REZENDE, J. R. S. Soletrando com as mãos. In: II Seminário Goiano de Educação Bilíngue, 2018, Goiânia. II Seminário Goiano de Educação Bilíngue. Goiânia: Gráfica UFG, 2017.

Resumos publicados em anais de congressos

  • REZENDE, J. R. S.; ARAÚJO, K. S. Benefícios do uso de jogos em uma perspectiva da aprendizagem colaborativa em aulas de Libras. In: XI Semana de Produção Científica, 2023, Brasília. v. 1. p. 287-287.

 

  • REZENDE, J. R. S.; REZENDE, J. S. ; SANTOS, S. K. S. L. Avaliação de satisfação do software QLibras como estratégia para o ensino do alfabeto em Libras. In: VII Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2018, Gama. Caderno de Resumos – VII JEPE. Brasília: IFB, 2018. v. 3. p. 1-65.

 

  • REZENDE, J. R. S.; OLIVEIRA, R. R. S. A importância do uso de recursos didáticos para o ensino de Biologia aos alunos surdos. In: VI Simpósio de Biologia, 2016, Ceres. Saúde, Meio Ambiente e Escola. Ceres: IF Goiano Campus Ceres, 2016. p. 1-44.

 

  • SILVEIRA, R. F. ; OLIVEIRA, R. M. de; REZENDE, J. R. S. O novo papel do professor frente aos desafios do ensino remoto: a necessidade de mudança do comportamento docente. In: II Simpósio de Línguas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba, 2020, Cajazeiras. Educação remota e novos letramentos em tempos de distanciamento social?. Paraíba: João Pessoa: IFPB, 2020.

 

  • VIANA, K.; BRANDÃO, L. do N. S.; SÁ, R. M.; REZENDE, J. R. S. Libras e Anatomia: uma nova proposta em materiais didáticos. In: I Encontro de Práticas Pedagógicas, 2015, Ceres. Anais do I Encontro de Práticas Pedagógicas, 2015.

Aprender Libras pode ser divertido